Amazon: O regresso a 1984

Bruno Ribeiro
2 min readJun 1, 2018
Apple “1984”

Em 1984 a Apple lançou o seu manifesto anti controlo da tecnologia da informação (*cof* IBM *cof*) com o icónico anúncio “1984” que fazia uma alusão clara ao futuro distópico da obra de George Orwell. Um anúncio com uma mensagem simples, mas emocionalmente forte e por isso memorável.

O anúncio da Apple é um ícone da publicidade televisiva e um dos exemplos mais falados quando se pretende demonstrar o impacto positivo que um anúncio lançado no Super Bowl pode ter (tecnicamente o anúncio foi lançado a 31 de Dezembro de 1983).

Passados 34 anos, a iZettle recupera a ideia dando-lhe uma roupagem mais moderna e onde a Amazon é o novo Big Brother que “controla” a humanidade através do consumismo. O anúncio segue o dia-a-dia de uma empresária local que vê o seu mundo ser gradualmente engolido pela Giant Corp com as suas soluções generalistas e imediatas despojadas de humanidade.

iZettle “For the Selfmade”

O anúncio está emocionalmente bem desenhado, levando o espectador a criar empatia com a luta diária da protagonista numa viagem emocional que vai da confusão, ao desespero, passando pela raiva, até terminar numa nota de felicidade e esperança. Este término num momento de resolução positiva é importante para o impacto emocional do anúncio, uma vez que o momento do pico final de emoção é aquele que melhor recordamos.

É pouco provável que este anúncio da iZettle tenha o impacto mediático que “1984” teve, até porque estamos numa era onde o Big Brother é cada vez mais presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia, mas não deixa de ser uma boa jogada de posicionamento numa lógica de David vs Golias.

--

--

Bruno Ribeiro

A tentar fazer a ponte entre a Psicologia e a Economia Comportamental e o Marketing e Publicidade.